PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO INFANTIL MARÇO – 2011
CÉLIO HAMMES
ELENA MARA SENEN
SANDRA KESTRING LONGEN
WALDIR ROBERTO KUNHEN
APRESENTAÇÃO
A Educação Física na Educação Infantil é de suma importância ela amplia a confiança pela identificação de limitações e possibilidades, enfrentar situações conflitantes, valorizar a cooperação, brincar, conhecer-se para cuidar de si, compreender as regras básicas da diversidade no convívio social.
JUSTIFICATIVA
A Educação Física na Educação Infantil tem um papel fundamental no desenvolvimento, ela proporciona às crianças a aprendizagem e aquisição de conhecimentos, além do desenvolvimento de habilidades e competências de forma natural e agradável. Assim, a aula de Educação Física é um momento onde a prática social e o faz-de-conta proporciona uma aprendizagem significativa, onde a criança representa livremente sua realidade e seus desejos. Realizando atividades de caráter recreativo, de preferência que favoreçam a consolidação de hábitos higiênicos, de aptidão, a criatividade, além de outros que promovam a formação integral da personalidade. Bem como o desenvolvimento da consciência corporal respeitando seus limites. Tendo em vista a concentração, o companheirismo, disciplina e respeito.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a consciência corporal por meio de atividades lúdicas, explorando a socialização, a afetividade, a orientação espacial, a coordenação dinâmica, o equilíbrio e o conhecimento do próprio corpo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Relacionar as crianças com o meio em que vivem;
- Associar os conhecimentos de sala com os movimentos espontâneos das crianças;
- Estimular a criatividade;
- Adquirir noção de espaço temporal;
- Estruturar os conhecimentos já existentes da criança de forma que sejam utilizados corretamente;
- Proporcionar atividades saudáveis e divertidas;
- Desenvolver noção de ritmo;
- Identificar as dificuldades motoras das crianças, para que estas possam ser corrigidas;
- Permitir aos alunos socializar-se com o grupo ;
- Proporcionar às crianças, o contato com diferentes tipos de materiais;
- Desenvolver as qualidades motoras básicas;
- Adquirir concentração e raciocínio;
METODOLOGIA
As aulas serão desenvolvidas de forma explicativa e prática:
- Aquecimento;
- Parte Ativa;
- Volta à Calma.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será realizada durante todo o ano, em todas as aulas, seguindo os seguintes critérios:
- Desenvolvimento motor;
- Relacionamento (com o professor e com os colegas);
- Participação;
- Colaboração;
- Atenção;
- Interpretação;
- Conhecimento.
CONTEÚDOS
ATIVIDADES RECREATIVAS
- Atividades com jornal;
- Atividades com bola de borracha;
- Atividades com balão;
- Atividades com arcos;
- Atividades com cadeiras;
- Atividades com cordas;
- Atividades com cones;
- Atividades com pneus;
- Parque infantil;
- Caixa de areia;
ATIVIDADES DE RITMO
- Atividades com música;
- Brincadeiras cantadas;
- Brincadeiras de roda.
ATIVIDADES DE NOÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL
- Atividades de corrida;
- Atividades de deslocamento;
- Atividades com mudança de direção;
- Atividades com troca de lugares.
ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO
- Atividades em duplas;
- Atividades em trios;
- Atividades em grupos;
- Jogos competitivos
- Jogos cooperativos;.
ATIVIDADES QUE ESTIMULAM A CRIATIVIDADE
- Histórias infantis;
- Músicas infantis;
- Interpretação de objetos;
- Interpretação de animais;
- Interpretação das histórias infantis;
- Interpretação das músicas infantis.
ATIVIDADES DE EQUILÍBRIO
- Atividades de travessias;
- Atividades estáticas;
- Atividades dinâmicas;
- Atividades mistas;
- Atividades com mudança de velocidade;
- Atividades em diferentes alturas (dentro da segurança dos alunos)
- Jogos de mesa (ideais para a idade);
- Quebra-cabeças;
- Jogos de montar;
- Dominós de personagens infantis;
- Atividades de pintura;
- Jogos da memória;
- Jogos de encaixe.
CRONOGRAMA
As aulas serão realizadas 3 vezes por semana em cada turma, com duração de 45mimutos cada uma, durante todo o ano letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário