terça-feira, 23 de agosto de 2011

PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA


PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

                                           EDUCAÇÃO INFANTIL                       MARÇO – 2011


CÉLIO HAMMES
ELENA MARA SENEN
SANDRA KESTRING LONGEN
WALDIR ROBERTO KUNHEN


APRESENTAÇÃO
A Educação Física na Educação Infantil é de suma importância ela amplia a confiança pela identificação de limitações e possibilidades, enfrentar situações conflitantes, valorizar a cooperação, brincar, conhecer-se para cuidar de si, compreender as regras básicas da diversidade no convívio social.

JUSTIFICATIVA
A Educação Física na Educação Infantil tem um papel fundamental no desenvolvimento, ela proporciona às crianças a aprendizagem e aquisição de conhecimentos, além do desenvolvimento de habilidades e competências de forma natural e agradável. Assim, a aula de Educação Física é um momento onde a prática social e o faz-de-conta proporciona uma aprendizagem significativa, onde a criança representa livremente sua realidade e seus desejos. Realizando atividades de caráter recreativo, de preferência que favoreçam a consolidação de hábitos higiênicos, de aptidão, a criatividade, além de outros que promovam a formação integral da personalidade. Bem como o desenvolvimento da consciência corporal respeitando seus limites. Tendo em vista a concentração, o companheirismo, disciplina e respeito.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL
Desenvolver a consciência corporal por meio de atividades lúdicas, explorando a socialização, a afetividade, a orientação espacial, a coordenação dinâmica, o equilíbrio e o conhecimento do próprio corpo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Relacionar as crianças com o meio em que vivem;
  • Associar os conhecimentos de sala com os movimentos espontâneos das crianças;
  • Estimular a criatividade;
  • Adquirir noção de espaço temporal;
  • Estruturar os conhecimentos já existentes da criança de forma que sejam utilizados corretamente;
  • Proporcionar atividades saudáveis e divertidas;
  • Desenvolver noção de ritmo;
  • Identificar as dificuldades motoras das crianças, para que estas possam ser corrigidas;
  • Permitir aos alunos socializar-se com o grupo ;
  • Proporcionar às crianças, o contato com diferentes tipos de materiais;
  • Desenvolver as qualidades motoras básicas;
  • Adquirir concentração e raciocínio;
METODOLOGIA
As aulas serão desenvolvidas de forma explicativa e prática:
  • Aquecimento;
  • Parte Ativa;
  • Volta à Calma.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será realizada durante todo o ano, em todas as aulas, seguindo os seguintes critérios:
  • Desenvolvimento motor;
  • Relacionamento (com o professor e com os colegas);
  • Participação;
  • Colaboração;
  • Atenção;
  • Interpretação;
  • Conhecimento.
CONTEÚDOS

ATIVIDADES RECREATIVAS
  • Atividades com jornal;
  • Atividades com bola de borracha;
  • Atividades com balão;
  • Atividades com arcos;
  • Atividades com cadeiras;
  • Atividades com cordas;
  • Atividades com cones;
  • Atividades com pneus;
  • Parque infantil;
  • Caixa de areia;
ATIVIDADES DE RITMO
  • Atividades com música;
  • Brincadeiras cantadas;
  • Brincadeiras de roda.
ATIVIDADES DE NOÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL
 
  • Atividades de corrida; 
  • Atividades de deslocamento; 
  • Atividades com mudança de direção; 
  •  Atividades com troca de lugares.

ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO
  • Atividades em duplas;
  • Atividades em trios;
  • Atividades em grupos;
  • Jogos competitivos
  • Jogos cooperativos;.
ATIVIDADES QUE ESTIMULAM A CRIATIVIDADE
  • Histórias infantis;
  • Músicas infantis;
  • Interpretação de objetos;
  • Interpretação de animais;
  • Interpretação das histórias infantis;
  • Interpretação das músicas infantis.
ATIVIDADES DE EQUILÍBRIO
  • Atividades de travessias;
  • Atividades estáticas;
  • Atividades dinâmicas;
  • Atividades mistas;
  • Atividades com mudança de velocidade;
  • Atividades em diferentes alturas (dentro da segurança dos alunos)
  • Jogos de mesa (ideais para a idade);
  • Quebra-cabeças;
  • Jogos de montar;
  • Dominós de personagens infantis;
  • Atividades de pintura;
  • Jogos da memória;
  • Jogos de encaixe.
CRONOGRAMA

As aulas serão realizadas 3 vezes por semana em cada turma, com duração de 45mimutos cada uma, durante todo o ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário