segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Diretrizes: Tecnologias na Educação Infantil


DIRETRIZES CURRICULARES
 INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRISCILA ROBERTA DA SILVA
JUSTIFICATIVA

A evolução tecnológica foi e é extremamente importante na construção de sociedade atual. Cada vez mais parece impossível imaginar nossa vida sem todas essas ferramentas, que nos auxiliam como instrumentos de mediação entre professor/conteúdo/aluno. Da combinação entre educação, conteúdos e tecnologias, surgem oportunidades de ensino e aprendizagem. A educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Estas relações, além de interagir positivamente na sociedade, contribuem ainda para que a prática educacional no cotidiano da escola aconteça de forma inovadora.
Neste sentido, as tecnologias educacionais fazem parte deste contexto, provocando a conexão do indivíduo com o mundo. A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós.  Contribuindo positivamente na aquisição significativa de conhecimentos por parte dos alunos. Os alunos participam ativamente das propostas tecnológicas, pois essas o levarão a um mundo diferente onde não se distinguem pela classe social nem pela cor ou raça, nesse mundo virtual onde todos são iguais.  Passando a compreender melhor quais são, o que são, e para que servem as novas tecnologias. E os professores compreenderam a importância da sua atualização diante das novas tecnologias bem como a sua aplicação. Para melhor mediação entre conhecimento/tecnologia/ aluno.
A escola como mediadora, não só com a tarefa de alfabetizar, mas também como instrumento de formação de opiniões, tem como obrigação levar o aluno a descobrir o conhecimento utilizando-se das novas ferramentas tecnológicas existentes. A utilização das novas tecnologias em sala de aula favorece a aplicação de novas abordagens de ensino-aprendizagem e estratégias pedagógicas, influenciando novas abordagens educacionais. Nos dias de hoje com tanta informação o uso do computador na sala informatizada traz muitas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos, pois ele é um recurso audiovisual, que chama atenção do aluno fazendo com que ele de atenção merecida e conseqüentemente aprenda. O computador possibilita que o aluno possa dirigir seu próprio aprendizado, pesquisando e explorando os temas em questionamentos.

DEFINIÇÃO
A disciplina oferecida possibilita aos alunos e demais segmentos resolverem situações utilizando recursos tecnológicos, promovendo a inclusão digital. A informática traz uma nova visão à educação digital para crianças. O curso aborda as principais ferramentas que elas encontram nos computadores nas escolas e de suas casas, com uma abordagem mais lúdica. Os principais aplicativos abordados são: Introdução à Informática, Internet, Editor de Texto e Editor de desenho e Editor de slides, bem como jogos educacionais. O trabalho desenvolvido nas aulas de informática é uma continuidade do trabalho desenvolvido em sala de aula, os assuntos abordados na sala de aula são, são aprofundados em alguns momentos nas aulas de informática.

OBJETIVO GERAL
- Compreender o processo tecnológico como eixo estruturante da educação, e ao mesmo tempo, organizador metodológico do processo didático no processo de ensino-aprendizagem, bem como utilizar as ferramentas tecnológicas nas atividades escolares e praticas do seu cotidiano.


Conteúdos desenvolvidos nas aulas de informática
Habilidades e objetivos de Aprendizagem
* História do computador;
 - Compreender que a natureza e evolução da tecnologia é resultante do processo histórico;
- Adaptar-se à utilização das novas tecnologias ao longo da vida;

* O que é um computador;
- Valorizar a importância das tecnologias na atualidade;

* Como ligar e desligar o computador.
- Conhecer o processo de utilização do computador;
- Possibilitar o uso correto do computador;
* Quais os equipamentos que fazem parte de um computador;
- Conhecer as funções de cada parte do computador,;

* Como usar o mouse e teclado;
Desenvolver a coordenação motora fina.
- Reconhecer as teclas e suas funções;

* Cuidados que devemos ter ao utilizar o computador;
- Explorar os perigos da má utilização do recurso;
- Compreender a sua finalidade;

* Como é por dentro de um computador;
- Compreender o funcionamento;

* Como trabalhar com janelas no sistema operacional;

- Abrir, minimizar, restaurar e fechar janelas;
* Jogos em sites educativos.
- Desenvolver habilidade motora, criatividade, conhecimento através do lúdico;

* Utilizar os recursos tecnológicos como instrumentos de aprendizagem;
- Explorar com um projetor multimídia com acesso a Internet,  simulações virtuais, vídeos, jogos, materiais em CD, DVD, páginas WEB ao vivo.

-  Visualizar os trabalhos, pesquisas e atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem;
*Editor de desenho:
- O que é este programa e como usar as suas ferramentas.
- Desenhar a família, a sua casa, objetos, desenhos abstratos e objetos de aprendizagem em sala de aula.

- Representar o cotidiano através de desenhos.
- Desenvolver

* Editor de texto:
- O que é este programa e como usar as suas ferramentas.
- Escrever o nome, letras, números, e algumas palavras.
- Identificar os principais recursos do editor de texto;

- Utilizar as ferramentas do aplicativo para desenvolver a criatividade e reconhecer os códigos;

- Utilizar o editor de texto na apresentação do alfabeto e números e no desenvolvimento da habilidade da escrita;

* Editor de slides:
- O que é este programa.
- Visualizando as animações nos slides.
- Compreender os conteúdos, de forma lúdica.
- Estimular a criatividade através de slides.
* Projetor de imagens:
- Filmes
- Músicas
- Clipes
- Jogos educativos
- Sites úteis.

- Estimular e desenvolver os sentidos os sentidos áudios-visuais, bem como desenvolver valores importantes.





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