terça-feira, 23 de agosto de 2011

PROJETO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

PROJETO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
 
Professoras: Solange Schappo Leite
Ivanir Pereira Klettenberg

Objetivo
Promover a vivência da leitura nas suas diferentes manifestações, a fim de despertar nas crianças um momento de debate das idéias centrais dos textos apresentados, estimulando o desenvolvimento do gosto pela leitura, bem como o senso crítico.
 
Justificativa
Verifica-se uma crescente necessidade em despertar nas crianças o gosto pela leitura. Neste sentido, o trabalho de contação de histórias possibilita uma viagem por espaços mágicos, habitados por príncipes, princesas, reis, rainhas, fadas, bruxas malvadas, animais falantes, gnomos, duendes, meninos, meninas, enfim, coisas de outro mundo, ou até mesmo desse mundo, só que contadas com um toque de encanto e fantasia.
Essa fantástica viagem pelo mundo da leitura auxilia no desenvolvimento do imaginário, da criatividade e até mesmo no autoconhecimento, uma vez que trabalha com as emoções de cada indivíduo.
Destaca-se que este trabalho não se esgota ao término da contação de histórias, uma vez que os temas apresentados no texto contado devem fazer parte do que se está estudando naquele momento em sala de aula.
 
Metodologia
• Livros de literatura e clássicos infantis;
• Utilização de fantoches, objetos, músicas, elementos verbais e corporais, dramatizando cada história de uma maneira prazeirosa.
O contato com as crianças envolvidas com a contação de histórias
Semanalmente as crianças da Educação Infantil deverão ir à Biblioteca para desenvolverem atividades de leitura, dentre as quais, há um momento destinado especialmente às atividades de contação de histórias. Este trabalho, permite visualizar que de certa forma, instiga a curiosidade dos alunos, impulsionando-os a outras buscas acerca do mesmo tema tratado nas histórias trabalhadas, bem como desenvolve suas relações e sentimentos com os demais alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário