terça-feira, 23 de agosto de 2011

Projeto Brinquedoteca


PROJETO  BRINQUEDOTECA
PROFESSORA: SANDRA KESTRING LONGEN
JULHO/2011

BRINQUEDOTECA: Lugar de brincar, aprender e criar.
A Brinquedoteca é um espaço que propõe estimular crianças a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.
De acordo com RODARI (1982), por meio das Brinquedotecas avaliamos nas crianças o seu desenvolvimento, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades.
SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS (1997), relata que uma Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar nossos padrões de conduta em relação à criança; É abandonar métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo representa; é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.
O mundo de brinquedos é a primeira idéia que surge para quem entra na Brinquedoteca.  Nelas existem brinquedos variados, de madeira, plástico, metal, pano, aquele da propaganda, um que nossos pais brincavam, ou aquele tão desejado. Brinquedos que vão realizar sonhos, desmistificar fantasias ou simplesmente estimular a criança a brincar livremente. Quando uma criança entra na Brinquedoteca, deve ser tocada pela expressividade da decoração, pela alegria e a magia do espaço. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de “faz de conta”, a construção de brinquedos e a socialização.
Não podendo esquecer que qualquer que seja o tipo de Brinquedoteca, o acervo de brinquedos, as brincadeiras vão proporcionar a criança, momentos criativos, alegres, com muito prazer e aprendizado.
A Brinquedoteca pode ter várias funções: pedagógica, social e comunitária. Podemos dizer que é uma oficina de criação lúdica, onde crianças experimentam, conhecem, exploram e manipulam diversos brinquedos, construindo assim seu próprio conhecimento, desenvolvendo autonomia, criatividade e liberando suas fantasias. É um espaço alegre, colorido, diferente, onde as crianças soltam a sua imaginação, sem medo de serem punidas e cobradas.

JUSTIFICATIVA

A presença da Brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, uma vez que vem proporcionar às crianças a aprendizagem e aquisição de conhecimentos, além do desenvolvimento de habilidades e competências de forma natural e agradável. Reconhecimento da vida cotidiana em sociedade e nas relações familiares e o respeito ao espaço do outro. Assim, a brinquedoteca é um espaço onde o jogo e o faz-de-conta proporciona uma aprendizagem significativa, onde a criança representa livremente sua realidade e seus desejos.

OBJETIVOS

Brincar;
- Estimular a criatividade;
- Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção;
-Incentivar a valorização do brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social.
- Oferecer possibilidades de bons brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade;
- Possibilitar que as crianças de famílias economicamente menos favorecidas possam fazer uso de brinquedos, que seus pais não possam comprar;
- Ampliar as possibilidades de vivência do lúdico; 
-Proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho;
-Dar oportunidades para a manifestação de potencialidades;
-Proporcionar oportunidades para que elas aprendam a jogar, a participar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar;

CRONOGRAMA
O projeto será realizado nos meses de março á novembro, toda segunda-feira nos períodos matutino e vespertino. Os professores dos Centros Educacionais além de terem a oportunidade de proporcionar esse momento às crianças poderão emprestar os materiais da brinquedoteca para levar para suas escolas, com o compromisso de devolve-lós da mesma forma que receberam. 

RECURSOS
Recursos materiais:
Piscina de bolinhas
Cama elástica
Instrumentos musicais
Jogos de mesa
 Legos
 Fantoches
                                   
Recursos humanos:
- 1 professor de Educação Física, orientador e organizador da brinquedoteca
- 1 professor de sala de aula que acompanhará as crianças ajudando na orientação
- Todos os participantes e envolvidos no projeto

REFERÊNCIAS

RODARI, Granni., Gramática da Fantasia. São Paulo -SP; Sumus, 1982
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca- O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis-RJ; Vozes, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário