terça-feira, 31 de maio de 2011

QUAL A COMPREENSÃO DE CURRÍCULO?

5 comentários:

  1. É a forma de organizar as atividades e idéias a serem trabalhadas de acordo com a realidade das crianças,articulando suas vivencias e saberes com os conhecimentos historicamente acumulados, atingindo os conteúdos necessários de aprendizagem levando em consideração sua idade e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. Jacinto e Valdirene5 de julho de 2011 às 06:30

    São as práticas utilizadas no dia-a-dia do “fazer” na construção do conhecimento do aluno (ética, solidariedade, amizade, respeito), considerando a bagagem histórica e sociocultural do mesmo.
    Não utilizar apenas os conteúdos curriculares, mas também temas contextualizados, levando em consideração a realidade do nosso aluno tão rica e envolver também a tecnologia nesse processo como: fotografias, vídeos, dvds. Ir a campo com a turma para vivenciar nossas experiências e registrar os fatos.

    ResponderExcluir
  3. Elena, Valmir e Nara5 de julho de 2011 às 06:43

    É uma forma de organizar e assegurar o ensino aprendizagem, formais e não formais, contribuindo para a construção de identidades sócio-culturais das crianças, levando em consideração os direitos e deveres dos educandos.


    Elena Mara Senen – Concluindo Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Atuando na Educação Infantil há 4 meses. (Rural e Urbana) – (Toda Educação Infantil e 1ºs Anos).

    Nara Rúbia Machado Senen – Formada em Pedagogia, Pós Graduada em Interdisciplinaridade. Atuando na aera desde 1999. (Rural e Urbana) – Maternal (2 a 3 anos).

    Valmir Anthero – Formado em Pedagogia, Pós Graduado em Psicopedagogia. Atuando na área desde 2005. (Urbano, 1º Ano e Rural Educação Infantil de 2 a 5 anos).

    ResponderExcluir
  4. - Currículo: Caminho a percorrer .
    -A minha prática , guiada pela minha ação;
    -Difundir os valores fundamentais do interesse social ;
    -Tudo que esteja em torno do conhecimento e permeadas nas relações sociais;
    - Articular e respeitar os saberes e vivência dos estudantes( crianças);
    _Incluir Projetos flexíveis e variáveis , além dos componentes curriculares centrais e obrigatórios;
    -Seguir os Eixos temáticos para organizar o trabalho pedagógico;
    - Usar os recursos tecnológicos;
    -Temas transversais;
    -Interdisciplinariedade;

    ResponderExcluir
  5. - O currículo é lugar, espaço, território!


    - O currículo é relação de poder!


    - O currículo é trajetória, viagem, percurso!


    - O currículo forja nossa identidade!


    - O currículo é texto, discurso, documento!


    - Currículo é documento de identidade!


    - A identidade de um grupo social, de um determinado espaço e tempo histórico!


    Ao pensarmos no homem como um ser histórico, também pensaremos num currículo que atenderá, em épocas distintas, a interesses particulares, em um certo espaço e tempo histórico.

    ResponderExcluir