É a forma de organizar as atividades e idéias a serem trabalhadas de acordo com a realidade das crianças,articulando suas vivencias e saberes com os conhecimentos historicamente acumulados, atingindo os conteúdos necessários de aprendizagem levando em consideração sua idade e desenvolvimento.
São as práticas utilizadas no dia-a-dia do “fazer” na construção do conhecimento do aluno (ética, solidariedade, amizade, respeito), considerando a bagagem histórica e sociocultural do mesmo. Não utilizar apenas os conteúdos curriculares, mas também temas contextualizados, levando em consideração a realidade do nosso aluno tão rica e envolver também a tecnologia nesse processo como: fotografias, vídeos, dvds. Ir a campo com a turma para vivenciar nossas experiências e registrar os fatos.
É uma forma de organizar e assegurar o ensino aprendizagem, formais e não formais, contribuindo para a construção de identidades sócio-culturais das crianças, levando em consideração os direitos e deveres dos educandos.
Elena Mara Senen – Concluindo Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Atuando na Educação Infantil há 4 meses. (Rural e Urbana) – (Toda Educação Infantil e 1ºs Anos).
Nara Rúbia Machado Senen – Formada em Pedagogia, Pós Graduada em Interdisciplinaridade. Atuando na aera desde 1999. (Rural e Urbana) – Maternal (2 a 3 anos).
Valmir Anthero – Formado em Pedagogia, Pós Graduado em Psicopedagogia. Atuando na área desde 2005. (Urbano, 1º Ano e Rural Educação Infantil de 2 a 5 anos).
- Currículo: Caminho a percorrer . -A minha prática , guiada pela minha ação; -Difundir os valores fundamentais do interesse social ; -Tudo que esteja em torno do conhecimento e permeadas nas relações sociais; - Articular e respeitar os saberes e vivência dos estudantes( crianças); _Incluir Projetos flexíveis e variáveis , além dos componentes curriculares centrais e obrigatórios; -Seguir os Eixos temáticos para organizar o trabalho pedagógico; - Usar os recursos tecnológicos; -Temas transversais; -Interdisciplinariedade;
- A identidade de um grupo social, de um determinado espaço e tempo histórico!
Ao pensarmos no homem como um ser histórico, também pensaremos num currículo que atenderá, em épocas distintas, a interesses particulares, em um certo espaço e tempo histórico.
É a forma de organizar as atividades e idéias a serem trabalhadas de acordo com a realidade das crianças,articulando suas vivencias e saberes com os conhecimentos historicamente acumulados, atingindo os conteúdos necessários de aprendizagem levando em consideração sua idade e desenvolvimento.
ResponderExcluirSão as práticas utilizadas no dia-a-dia do “fazer” na construção do conhecimento do aluno (ética, solidariedade, amizade, respeito), considerando a bagagem histórica e sociocultural do mesmo.
ResponderExcluirNão utilizar apenas os conteúdos curriculares, mas também temas contextualizados, levando em consideração a realidade do nosso aluno tão rica e envolver também a tecnologia nesse processo como: fotografias, vídeos, dvds. Ir a campo com a turma para vivenciar nossas experiências e registrar os fatos.
É uma forma de organizar e assegurar o ensino aprendizagem, formais e não formais, contribuindo para a construção de identidades sócio-culturais das crianças, levando em consideração os direitos e deveres dos educandos.
ResponderExcluirElena Mara Senen – Concluindo Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Atuando na Educação Infantil há 4 meses. (Rural e Urbana) – (Toda Educação Infantil e 1ºs Anos).
Nara Rúbia Machado Senen – Formada em Pedagogia, Pós Graduada em Interdisciplinaridade. Atuando na aera desde 1999. (Rural e Urbana) – Maternal (2 a 3 anos).
Valmir Anthero – Formado em Pedagogia, Pós Graduado em Psicopedagogia. Atuando na área desde 2005. (Urbano, 1º Ano e Rural Educação Infantil de 2 a 5 anos).
- Currículo: Caminho a percorrer .
ResponderExcluir-A minha prática , guiada pela minha ação;
-Difundir os valores fundamentais do interesse social ;
-Tudo que esteja em torno do conhecimento e permeadas nas relações sociais;
- Articular e respeitar os saberes e vivência dos estudantes( crianças);
_Incluir Projetos flexíveis e variáveis , além dos componentes curriculares centrais e obrigatórios;
-Seguir os Eixos temáticos para organizar o trabalho pedagógico;
- Usar os recursos tecnológicos;
-Temas transversais;
-Interdisciplinariedade;
- O currículo é lugar, espaço, território!
ResponderExcluir- O currículo é relação de poder!
- O currículo é trajetória, viagem, percurso!
- O currículo forja nossa identidade!
- O currículo é texto, discurso, documento!
- Currículo é documento de identidade!
- A identidade de um grupo social, de um determinado espaço e tempo histórico!
Ao pensarmos no homem como um ser histórico, também pensaremos num currículo que atenderá, em épocas distintas, a interesses particulares, em um certo espaço e tempo histórico.