tag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post2599791073707810484..comments2013-10-12T10:18:13.181-07:00Comments on Diretrizes da Ed. Infantil em Petrolândia: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação InfantilPROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTILhttp://www.blogger.com/profile/02805639189127131732noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-11286462687390982462011-08-02T04:47:04.521-07:002011-08-02T04:47:04.521-07:00Projeto Verde é Vida (AFUBRA)
Objetivo: Trab...Projeto Verde é Vida (AFUBRA)<br /><br /> <br /><br />Objetivo: Trabalhar as ações socioambientais e promover atividades na escola e na comunidade que venham a colaborar com a formação dos estudantes como futuros cidadãos , levando aos educandos a condição de poderem opinar e serem críticos nas decisões de sua comunidade.<br /><br /> <br /><br />O Projeto é uma iniciativa da AFUBRA visando promover uma educação diferenciada e voltada para a valorização e preservação do meio ambiente.<br /><br />A proposta do Projeto é a reflexão sobre a questão da preservação da vida no planeta. Mas também aborda questões como: cidadania, ética, sustentabilidade , e questões sociais .<br /><br />O Projeto Verde é Vida , entende que o caminho está na educação, tendo o professor como agente de transformação, através da sensibilização da comunidade onde a escola está inserida.Méri Oliveira dos Passos Petersen e Marlene Oliveira dos Passos Willemannnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-54696795891891788142011-07-07T05:20:02.826-07:002011-07-07T05:20:02.826-07:00Artigo 3º
Práticas Pedagógicas
Devemos contempl...Artigo 3º<br /><br /> Práticas Pedagógicas<br /><br />Devemos contemplar em nosso currículo:<br />Considerar saberes que as crianças trazem do seu cotidiano, seus costumes, crenças, alimentos, tradição, religião, hábitos e cultura.<br />Conhecimentos: construção dos conhecimentos a partir do que as crianças sabem e é o professor que deve relacionar ou valorizar o que se sabe, fazendo intervenções com conhecimentos científicos.<br /> <br />Prática patrimônio cultural; valorização, conhecendo as diversidades culturais do nosso município, através de intercâmbio entre comunidades, escolas e outros. Festas juninas, dia das crianças, final de ano, e outras datas comemorativas. Devemos ter o cuidado em saber como trabalhar cada eixo temático.<br />A música também é uma prática na educação infantil através das aulas de dança, mas devem incluir a prática de utilização de instrumentos musicais.<br />Nas aulas de educação religiosa contempla músicas, <br /> <br />Ambiental; conhecer o meio onde vive, através de conscientização, partir das ações.pois elas é que vão ajudar o nosso meio ambiente que possamos pensar no amanhã. Parceria com a AFUBRA através de projetos desenvolvidos<br /><br />Tecnológica: Vivemos num mundo globalizado é na instituição que podemos viver e conhecer os mais variados “mundos” uma das formas seria incluir na grade curricular aulas de informática para as crianças. Cabe ao professor o comprometimento em mostrar as tecnologias para as crianças, pois muitas ainda não têm acesso a um grande acervo de instrumentos tecnológicos não somente o computador, mas sim o data show, maquina digital, televisão, aparelho de som, DVD, a internet, celular, bebedouro e outros.Méri Oliveira dos Passos Petersennoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-27637238837294678242011-07-07T05:19:16.505-07:002011-07-07T05:19:16.505-07:00Artigo 3º
Práticas Pedagógicas
Devemos contempl...Artigo 3º<br /><br /> Práticas Pedagógicas<br /><br />Devemos contemplar em nosso currículo:<br />Considerar saberes que as crianças trazem do seu cotidiano, seus costumes, crenças, alimentos, tradição, religião, hábitos e cultura.<br />Conhecimentos: construção dos conhecimentos a partir do que as crianças sabem e é o professor que deve relacionar ou valorizar o que se sabe, fazendo intervenções com conhecimentos científicos.<br /> <br />Prática patrimônio cultural; valorização, conhecendo as diversidades culturais do nosso município, através de intercâmbio entre comunidades, escolas e outros. Festas juninas, dia das crianças, final de ano, e outras datas comemorativas. Devemos ter o cuidado em saber como trabalhar cada eixo temático.<br />A música também é uma prática na educação infantil através das aulas de dança, mas devem incluir a prática de utilização de instrumentos musicais.<br />Nas aulas de educação religiosa contempla músicas, <br /> <br />Ambiental; conhecer o meio onde vive, através de conscientização, partir das ações.pois elas é que vão ajudar o nosso meio ambiente que possamos pensar no amanhã. Parceria com a AFUBRA através de projetos desenvolvidos<br /><br />Tecnológica: Vivemos num mundo globalizado é na instituição que podemos viver e conhecer os mais variados “mundos” uma das formas seria incluir na grade curricular aulas de informática para as crianças. Cabe ao professor o comprometimento em mostrar as tecnologias para as crianças, pois muitas ainda não têm acesso a um grande acervo de instrumentos tecnológicos não somente o computador, mas sim o data show, maquina digital, televisão, aparelho de som, DVD, a internet, celular, bebedouro e outros.Méri oliveira dos Passos Petersennoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-39513190231434250642011-07-07T05:17:37.779-07:002011-07-07T05:17:37.779-07:00DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
É rel...DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL<br />É relevante reafirmar que a construção da educação infantil de qualidade já percorreu muitos caminhos, e alcançou bons resultados. Estamos em mais uma etapa na construção das diretrizes curriculares do nosso município. Sendo que essa etapa é um processo coletivo e dinâmico, tendo em vista o comprometimento dos profissionais da educação envolvidos. Para tanto, este deve contemplar as necessidades sociais, políticas e estéticas de nossas crianças, transformando as nossas práticas reais na instituição de educação infantil.<br />Devemos partir de que é na educação infantil a iniciação para a formação, pessoal e social. Por isso, devemos criar possibilidades de efetuar escolhas e assumirem responsabilidades que ajudaram no desenvolvimento da autonomia e da identidade, transformando nossas crianças em seguras e felizes.<br />Faz ser necessário o professor compreender os modos próprios das crianças, favorecendo o desenvolvimento, ponto de saber auxiliar, apoiar ou defender o próximo, num respeito às diferenças. No processo de socialização sabemos que a autonomia e a identidade estão relacionados e é no centro de educação infantil que é proporcionado a ampliação dos laços afetivos, construindo o conhecimento das diferenças entre pessoas pois elas existem e que devem ser valorizadas fazendo dessa diversidade um campo privilegiado na educação.<br />É na educação infantil o espaço para ingressar as crianças a terem relações éticas e morais que levaram para a sociedade na qual estão inseridas. É nas relações sociais que estabelecem e se criam regras que precisam ser cumpridas, formando assim crianças capazes de tornarem cidadãos críticos e politicamente conscientes, isso ocorre desde que haja a ordem e democracia.<br />Ter capacidade de sentir, comover-se, de criar, de descobrirem e ressignificar novos sentimentos , valores, idéias, costumes, é um grande avanço na nossa prática pedagógica, pois a educação tem a compreensão de aprimorar e valorizar as diferentes manifestações tanto artística quanto cultural. Nesta perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações com outras pessoas e com o meio onde vivem, auxiliando suas potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas formando crianças saudáveis, seguras e felizes.<br /><br />Educadora: Méri Oliveira dos Passos PetersenMéri Oliveira dos Passos Petersennoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-23105120017622566772011-07-05T11:43:19.480-07:002011-07-05T11:43:19.480-07:00PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Art.8º- A...PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL<br />Art.8º- A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil tem como objetivo garantir a criança o acesso a diferentes formas de transmitir o conhecimento, fazendo com que a criança aprenda brincando. Toda criança tem direito ao aprendizado como um todo, confiando e acreditando em seu potencial de maneira lúdica e interagindo com outras crianças.<br />§ 1º Sendo esse seu principal objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem oferecer condições de interação entre as crianças, bem como sua organização seguindo alguns itens:<br />I – a educação como um todo (saúde, respeito, convivência, autonomia, entre outros.);<br />II- a criança como um todo na sua integridade (parte efetiva, motora, cognitiva, entre outras.);<br />III- a participação freqüente da família na escola, respeitando seus valores;<br />IV- parceria entre a escola e a comunidade, trocando saberes;<br />V- respeitar os limites de cada criança dentro de sua faixa etária e promover interações entre elas, e com crianças de diferentes idades;<br />VI- que as crianças possam entender e conhecer seus movimentos, e formas de deslocar-se usando os espaços que lhe são oferecidos pela instituição;<br />VII- garantir acessibilidade a crianças portadoras de necessidades especiais;<br />VIII- adaptar as crianças a todas as etnias, raças e credos, levando em consideração sua realidade;<br />IX- proporcionar as crianças o conhecimento e o respeito a outras culturas;<br />X- proteger a criança de qualquer forma de violência física ou simbólica;<br /><br />§2º Garantir a autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de seus filhos de 0 a 5 anos. E aos que optarem pela Educação Infantil devem seguir as seguintes propostas pedagógicas:<br />I – proporcionar uma relação de conhecimento de seu povo e outras culturas;<br />II – valorizar a identidade e a linguagem materna;<br />III- respeitar seus valores;<br />IV- organizar atividades e ambientes que atendam as demandas de cada povo;<br /><br />§3º - As propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, devem:<br />I - Valorizar a vida no campo;<br />II - Oferecer atividades práticas ambientalmente sustentáveis de acordo com a realidade da população;<br />III- Adequar as atividades respeitando a economia da população;<br />IV-Valorizar os saberes da população sobre o mundo e o ambiente;<br />V- Oferecer brinquedos que valorizem as diferentes culturas (tobata de madeira, caçamba de madeira, carinho de mão, cuia, pipa, chaleira.Sandra e Ruth e Naranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-80657882805410635702011-07-05T11:05:52.128-07:002011-07-05T11:05:52.128-07:00Art. 3 Baseado no Plano de Curso Municipal de Educ...Art. 3 Baseado no Plano de Curso Municipal de Educação infantil trabalha-se a educação ambiental através de projetos onde se contempla saídas de campo para coleta de lixo, visitas a áreas ambientais e turísticos, visitas ao local onde se destina o lixo reciclável e o orgânico, plantio de árvores, coleta de óleo saturado envolvendo as famílias dos alunos e comunidade, distribuição de panfletos com orientação e conscientização sobre o lixo que pode ser reciclado, palestras informativas com profissionais da área, transformação de embalagens recicláveis em material que pode ser utilizado no dia a dia em sala ou na casa (brinquedos, objetos de utilidade doméstica).Ivanirnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-20525793247597810792011-07-05T09:33:32.860-07:002011-07-05T09:33:32.860-07:00ARTIGO 5, REELABORADO APÓS DEBATE EM GRUPO.
A Edu...ARTIGO 5, REELABORADO APÓS DEBATE EM GRUPO.<br /><br />A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade não esquecendo os alunos que completam 6 anos no decorrer do ano, após 31 de março, no período diurno, em jornada parcial, regulados pela Secretaria da Municipal da Educação e supervisionados pelo Conselho Municipal de Educação de Petrolândia.<br />É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. <br />É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.<br />As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.<br />A frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.<br />As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças. As crianças que não tem escola próxima a casa, será oferecido transporte escolar.<br />É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias, o que acontece atualmente, vindo futuramente ser implantado em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.SOLANGEhttps://www.blogger.com/profile/01913714805452562148noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-43093965064278205412011-07-05T06:53:49.433-07:002011-07-05T06:53:49.433-07:00Art. 11. Na transição para o Ensino Fundamental a ...Art. 11. Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no ensino fundamental.<br /><br />Sabendo que as crianças não sabem ler e escrever convencionalmente , o professor deverá introduzir os temas do interesse da criança, porém a proposta deverá contemplar conteúdos que não serão repetidos futuramente no Ensino Fundamental. (conhecer a proposta curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental.)<br />Uma proposta para garantir o processo e continuidade da aprendizagem seria o trabalho de campo com os pequenos , visitas permitem aprofundar o estudo dos conteúdos tratados em sala de aula com muito mais eficácia..Marlene e Célionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-47134151678242233432011-07-05T06:46:36.446-07:002011-07-05T06:46:36.446-07:00São várias as dificuldades que existem com relação...São várias as dificuldades que existem com relação à definição e caracterização da brincadeira, entretanto, é certo que a brincadeira assume um papel fundamental na infância; numa concepção sociocultural, a brincadeira mostra como a criança interpreta e assimila o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas, sendo um espaço característico da infância<br /> No século XX, outros pesquisadores começaram a discutir a questão das brincadeiras, entre eles, Piaget (1978), afirmando que a partir da brincadeira a criança pode demonstrar o nível cognitivo que se encontra além de permitir a construção de conhecimentos e Vygotsky, que compreendeu a brincadeira (como qualquer outro comportamento humano) como resultado de influências sociais que a criança recebe ao longo do tempo. <br />Sem dúvida, foi necessário um longo período até se chegar nestas conclusões e a brincadeira ser levada como algo “sério”. Hoje, esta importância e seriedade em relação ao tema podem ser expressas através do advento das brinquedotecas, dos congressos cujo tema central é a brincadeira infantil, do crescente número de artigos e trabalhos científicos com base no estudo das brincadeiras etc. <br />Pense no desenvolvimento social, como criar oportunidades lúdicas para a criança incrementar o seu repertório social bem como desenvolver relações interpessoais. Quando a criança brinca de faz de conta, por exemplo, ela deve supor o que o outro pensa, tentar coordenar seu comportamento com o de seu parceiro, procurar regular seu comportamento de acordo com regras sociais e culturais. A criança ao brincar de faz de conta, cria uma situação imaginária podendo assumir diferentes papéis, como o papel de um adulto. A criança passa a se comportar como se ela fosse realmente mais velha, seguindo as regras que esta situação propõe. Nesse sentido, a brincadeira pode ser considerada um recurso utilizado pela criança, podendo favorecer tanto os processos que estão em formação ou que serão completados.<br />Certamente não é apenas o desenvolvimento social que é enriquecido durante uma brincadeira. Podemos pensar na criança envolvida numa atividade que exige certo raciocínio necessitando levantar hipóteses e solucionar problemas; ou ainda numa brincadeira qualquer na qual ela tenha possibilidade de construir conhecimentos e enriquecer o desenvolvimento intelectual <br />Não podemos deixar de mencionar as situações que a criança revive enquanto ela brinca; por exemplo: situações que lhe causaram alegria, ansiedade, medo e raiva podem ser revividas em forma de brincadeira o que favorece uma maior compreensão de seus conflitos e emoções.<br />Vale lembrar que não são necessários espaços muito estruturados ou objetos complexos para que ocorra uma brincadeira. Espaços simples, com objetos fáceis de serem encontrados e manipulados podem se transformar em grandes aliados do educador.<br />Pense um instante: o que as brincadeiras como esconde-esconde, pega-pega, passa-anel, bingo, boliche, morto - vivo; queimada, pular corda favorecem? Várias habilidades e conhecimentos, não é mesmo? Todas elas propiciam cooperação, estabelecimento e cumprimento de regras, aprendizagem de se colocar no lugar do outro etc.<br />Estas ideias servem para ilustrar alguns exemplos de brincadeiras que podem ser utilizadas na escola e o que elas proporcionam em termos de aprendizagem e desenvolvimento mostrando a importância de cada uma delas. Sugere-se que, cada educador desenvolva e crie atividades adequadas aos seus alunos potencializando o desenvolvimento de cada um deles.<br />O educador não deve ser visto como figura central do processo de ensino aprendizagem, mas sim como alguém mais experiente que aprende e permite ao educando aprender de forma mais lúdica possível. Devemos destruir a crença de que a criança só aprende se um professor ensinar, e de que só o professor é responsável pelo desenvolvimento de todas as potencialidades da criança. A criança através do meio cultural, da suas interações com o meio seja em um trabalho individual ou coletivo é a verdadeira construtora do seu conhecimento.Valdirene e Elenanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-49277746332004057892011-07-05T06:35:47.055-07:002011-07-05T06:35:47.055-07:00Art.6º As Propostas Pedagógicas das Instituições d...Art.6º As Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem oferecer condições para que as crianças possam desenvolver plenamente:<br />- Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;<br />- Os princípios dos Direitos e Deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;<br />- Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.Priscila e Ivanirnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4715290711870481397.post-26004583494704561362011-06-30T11:41:10.982-07:002011-06-30T11:41:10.982-07:00A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Bá...A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de até 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial (de, no mínimo, quatro horas), regulados e supervisionados pelo sistema de ensino competente e submetidos a controle social.Agora é lei as crianças de 4 e 5 anos devem ser matriculadas. Luciana e Solange Artigo 5º.SOLANGEhttps://www.blogger.com/profile/01913714805452562148noreply@blogger.com